Como a segurança da informação aprimora a integridade do seu negócio

Você já sabe o que é a segurança da informação? Esta série de práticas e ações tem o objetivo de manter a integridade dos dados do seu negócio intacta e bem estruturada, buscando proteger as informações de ataques externos, ocorrências tecnológicas e erros humanos.

Garantir a segurança da informação do seu negócio pode ser um desafio se levado em conta a diversidade de fatores presentes em um sistema de infraestrutura de tecnologia. Para se ter uma estratégia de segurança da informação efetiva, é necessário realizar uma análise minuciosa do seu negócio, identificando todos os pontos críticos da segurança da informação em sua organização.

Neste artigo, exploraremos o que é a segurança da informação, seus benefícios e como aprimorá-la para garantir o sucesso e a proteção dos negócios.

Trata-se de um conjunto de práticas, políticas, procedimentos e tecnologias projetadas para proteger as informações de uma organização. Isso inclui dados confidenciais, informações financeiras, propriedade intelectual, dados dos clientes e qualquer outro recurso de informação crítica. 

A segurança da informação tem como objetivo garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações.

Essas práticas envolvem principalmente o controle de acessos, a criptografia, a gestão de identidades e o monitoramento de ameaças cibernéticas. Em resumo, trata-se de proteger as informações contra ameaças internas e externas.

São aspectos estruturais que reforçam a segurança, tornando o processo empresarial mais robusto, reforçando o comprometimento da organização com a proteção dos seus dados.

  • Confidencialidade: implementação de medidas para garantir que as informações sejam preservadas sob sigilo.
  • Disponibilidade: assegurar a disponibilização controlada das informações de forma acessível.
  • Integridade: busca prevenir a alteração e manipulação indevida e/ou não controlada das informações.
  • Autenticidade: faz com que as informações sejam fiéis e verdadeiras, preservando fontes confiáveis e genuínas.
  • Irretratabilidade: esse princípio estabelece a autoria sobre a informação, garantindo sua autenticidade.
  • Conformidade: significa manter a segurança da informação de acordo com as leis e normas regulatórias.

Dentre as ameaças que cerceiam a integridade da segurança da informação, temos diversas práticas voltadas para derrubar e comprometer as barreiras da infraestrutura da sua empresa:

  • Phishing: é uma estratégia que induz o usuário a entregar informações sigilosas, como senhas ou qualquer informação relacionada à credenciais de acesso;
  • Ransomware: método para extorsão, por meio de sequestro de dados. Prática que bloqueia o acesso de todos aos servidores, liberado apenas mediante pagamento de resgate ao invasor.
  • Ataques Man-in-the-Middle (MitM): esse tipo de ataque tem o intuito de explorar brechas na comunicação entre dois sistemas, interceptando informações transitando entre dois dispositivos legítimos.
  • Injeção de código (Code-injection): ataque que consiste na injeção de um código malicioso nos sistemas por meio de vulnerabilidades, comumente atingindo aplicações web.
  • Ataques de Força Bruta: consiste na prática de inserir diversas senhas e usuários, buscando por tentativa e erro, acessar o sistema ou portal.
  • Cripto Jacking: uso do computador do usuário para mineração de criptomoedas.
  • Ataques a Redes Sem Fio: a exploração de vulnerabilidades em redes Wi-Fi e Bluetooth é comum, principalmente em ambientes onde as configurações de segurança são fracas.

É válido relembrar que, no momento que o invasor consegue o acesso, independente do método utilizado, suas informações e integridade da sua segurança já é violada, portanto, é extremamente importante elaborar e implantar estratégias e práticas eficazes para a sua infraestrutura de TI – lembre-se é sempre melhor prevenir do que remediar.

Para ampliar a segurança da informação na sua gestão, busque realizar ações, estratégias e procedimentos, com o objetivo de ampliar a cobertura e efetividade da segurança da informação. A seguir, temos algumas sugestões de estratégias:

  • Avaliação de riscos: comece identificando os riscos específicos que sua empresa enfrenta. Isso ajudará a priorizar os investimentos em segurança.
  • Políticas de segurança: elabore e implemente políticas claras de segurança da informação, envolvendo todos os funcionários na conscientização e no cumprimento dessas políticas.
  • Tecnologia adequada: adote soluções de segurança cibernética, como firewall, antivírus e sistemas de detecção de intrusões, para proteger a infraestrutura de TI.
  • Treinamento e educação: invista em treinamento para a equipe, a fim de todos estarem cientes das melhores práticas de segurança e capacitando-as a reconhecer ameaças.
  • Monitoramento constante: estabeleça processos de acompanhamento, revisões periódicas, permitindo obter respostas no menor tempo possível as ameaças em potencial.

Todas as medidas remetem à coerência, organização e muito cuidado, definindo procedimentos e processos estrategicamente pensados para a rotina da sua equipe!

Trabalhar para o reforço de sua segurança da informação requer atenção e dedicação da organização como um todo.

Os benefícios provenientes são recompensadores. Listamos alguns deles:

  • Proteção de dados: a segurança da informação protege os dados da empresa, evitando vazamentos, perda ou adulteração de informações.
  • Continuidade dos negócios: um plano de segurança eficaz colabora na continuidade dos negócios, mesmo sob ataques cibernéticos;
  • Multas e sanções: muitos setores têm regulamentações estritas sobre a proteção de dados, e a conformidade é crucial para evitar multas e sanções.
  • Ganho de confiança dos clientes: clientes e parceiros confiam mais em empresas que demonstram comprometimento com a segurança de suas informações.
  • Economia de recursos: investir em segurança da informação pode economizar recursos a longo prazo, evitando custos associados a violações de dados.

Portanto, elaborar uma boa estratégia de segurança de informação apresenta diversos benefícios para sua organização, agregando confiança e rentabilidade aos seus processos.

Na Prosyst, os processos são cuidadosamente desenvolvidos para a segurança dos dados e informações, buscando agregar conformidade e inviolabilidade tanto nos processos internos quanto elementos aplicados no sistema ERP Prosyst. Investimos em treinamentos e capacitações constantes, onde os procedimentos e processos são reforçados por um time preparado para todas as demandas e ocorrências na segurança de infraestrutura.

Custos de segurança e manutenção da integridade da segurança da informação devem ser considerados como investimento. Nossos processos recebem manutenção constante, alinhando nossas rotinas reais com as tendências mais recentes de mercado. Nossa recomendação é: Invista em segurança!