Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

enduser:erp:controladoria:contabilidade:movimento:entrada:integracao:ativo

Ativo Imobilizado

A configuração das contas contábeis para atender a integração contábil do Módulo do Ativo Imobilizado se dá origem na tela de Parametrização do plano de contas.

Acesse essa rotina através do módulo Ativo Imobilizado > Cadastros > Tabelas > Conta Contábil (Ativo) (PRX000509).

Nesta tela menciona-se o número da conta contábil do ativo e vincula-se a este a configuração para o movimento de depreciação e/ou correção, com seus respectivos históricos padrões.

É possível notar no exemplo acima, que deve ser informada uma conta contábil específica do bem controlado pela empresa, na sequencia a taxa de depreciação é informada com base em uma tabela disponível pela internet, onde é disponibilizado a taxa de depreciação para cada tipo de imobilizado. Ex: Móveis e utensílios (10%), Veículos (20%), Máquinas (10%), etc.

À seguir para o tipo de diminuição deve ser marcada apenas uma das opções que corresponde:

- Depreciação: Expressa a perda de valor que os valores imobilizados de utilização sofrem no tempo;
- Amortização: Enquanto a depreciação é usada para os bens materiais(tangíveis), a amortização é usada para os bens imateriais(intangíveis), como benfeitorias e imóveis de terceiros, marcas e patentes, despesa de organizações etc;
- Exaustão: Fenômeno patrimonial que caracteriza a perda de valor que sofrem as imobilizações suscetíveis de exploração e que se esgotam no decorrer do tempo, como por exemplo, as reservas minerais e vegetais (bosques,florestas, jazidas etc.) A exaustão objetiva distribuir o custo dos recursos naturais durante o período em que tais recursos são extraídos ou exaurido.

Nesse caso, geralmente é marcada a opção “Depreciação”. Após isso, deve ser vinculada a conta débito e crédito e seus respectivos históricos padrões somente para os tipos de movimentos utilizados conforme regime tributário da empresa. Obs.: Nesse caso, é importante caso a empresa possua um escritório contábil (contador responsável) alinhar a parametrização através desse programa para atender a integração contábil do Ativo Imobilizado.

Vale destacar ainda a importância da rotina mensal de cálculo da correção/depreciação, pois é através dela que são alimentadas as informações necessárias a nível de valores de depreciação dos bens dentro do ERP, para serem consistidas e geradas através da integração contábil desse módulo.

Este programa poderá ser executado quantas vezes este for necessário, não causando cumulatividade de valores e sem precisar retroagir ao valores aplicados anteriormente.

Antes de executar o cálculo, devem ser cadastrados os bens conforme adquiridos durante o mês, através da rotina de entrada de NF ou cadastrando de forma manual pelo PR00809 (Cadastramento de Aquisições) e também devem ser efetuadas as devidas baixas dos bens (Efetuação das Baixas no Imobilizado, PR01609), a fim de manter atualizados os dados
para o cálculo.

Após a configuração / parametrização das telas acima (PRX000509) e seguindo as recomendações repassadas nos principais programas de movimentos/cálculo do ativo (PR00809, PR01009 e PR01609), é possível avançarmos para a próxima etapa do processo que é a integração contábil do módulo do Ativo Imobilizado.

Essa rotina pode ser acessada através do módulo Contabilidade > Movimentos > Integração Contábil > Geração de Lotes Contábeis - Ativo Imobilizado (PR04409).

Este programa é responsável pela geração dos lotes contábeis, referente a todos os movimentos depreciados no ativo. Através dos movimentos efetuados no mês, serão gerados os lotes contábeis dentro do período informado pelo usuário. Cada lote poderá conter no máximo 500 documentos.

Nesse programa é necessário informar apenas o período (mês/ano) e selecionar as opções de contabilização de acordo com o regime tributário da empresa que consiste em depreciação, baixa do valor original do bem, baixa da depreciação, PIS e COFINS. Esse é o único programa de integração contábil que não possui a opção de processamento “Diário Auxiliar” com base nos outros programas, ou seja, ao efetuar a integração contábil desse módulo e não ocorrendo nenhuma crítica durante o processo automaticamente será gerado um ou mais lotes contábeis, de acordo com o número de documentos para um determinado mês.

Os campos das “Opções de Contabilização” estarão disponíveis se habilitado o parâmetro de “Usar a opção de Contabilização” na aba “Configuração” do programa PR03509. Desta forma, pode-se efetuar a integração contábil apenas dos itens mencionados (marcados) no PR04409.

É possível acessar esse programa PR03509 através da rotina do módulo do Ativo Imobilizado > Cadastros > Tabelas > Parâmetros do Ativo Imobilizado (PR03509).

enduser/erp/controladoria/contabilidade/movimento/entrada/integracao/ativo.txt · Última modificação: 2021/05/25 17:43 por admin