Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

enduser:erp:controladoria:contabilidadecustos:rotinamensalcontabcustos:rateioporpostooperativo

2.7 - Rateio por Posto Operativo

Essa rotina pode ser acessada pelo módulo Engenharia/Custos > Contabilidade de Custos > Cálculo > Cálculo do Rateio por Posto Operativo (PR45427).



A primeira consistência que é tratada nesse programa via parâmetro é ratear os valores dos postos operativos sem operação (produção) no período para os demais postos (conforme % de rateio para o centro de custo), ou seja, parte do valor atualizado do balancete contábil por conta e centro de custo (PR44627) e é rateado esse valor correspondente aos postos operativos sem produção do centro de custo para o posto com produção que está sendo calculado, de acordo com o seu percentual de participação no rateio (PR19131), adicionando o valor rateado ao valor calculado previamente. Em resumo, caso esse parâmetro seja habilitado na empresa, será tratada a seguinte fórmula:

Após calcular o valor rateado por posto operativo sem produção, esse valor como vimos anteriormente é adicionado ao valor original do rateio ((valor da conta e centro de custo * perc. rateio do posto)/100). Com isso, é dividido o valor total rateado do posto operativo vinculado a um ou mais centros de custos no período pela quantidade produzida total do posto operativo no período, e assim obtêm-se o valor da taxa hora do posto operativo.

Obs.: Caso o cenário informado seja do tipo “oficial”, será atualizado o valor da taxa hora do posto operativo na base oficial, caso o cenário seja do tipo “simulação”, esse valor será armazenado em uma outra tabela não atualizando o valor em base oficial e o usuário poderá fazer suas análises mediante valor obtido por este cenário de simulação.

enduser/erp/controladoria/contabilidadecustos/rotinamensalcontabcustos/rateioporpostooperativo.txt · Última modificação: 2016/09/30 20:47 por admin