Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

enduser:erp:controladoria:contabilidadecustos:rotinamensalcontabcustos:valoracaodoestoque

2.9 - Valoração do Estoque

Essa rotina pode ser acessada pelo módulo Engenharia/Custos > Contabilidade de Custos > Cálculo > Valoração do Estoque (PR05633).

Essa rotina será disponibilizada no menu da Contabilidade de Custos, com opção de selecionar o período (mês/ano) em questão. É consistido o custo do processo que é feito com base no tempo real apontado para as ordens de produção encerradas no período informado em tela, multiplicando pelo valor da taxa hora informado no cadastro do posto operativo (PR00327), sendo o posto operativo utilizado no processo (real) e não o posto operativo informado na ficha técnica (teórico).

Também é consistido o custo do material, que além dos componentes requisitados contra a OP, é adicionado o custo das despesas lançadas contra a OP, que nesse caso são lançamentos efetuados pelo PR04817 (opção sem Livros), geralmente despesa de frete, serviço em geral, algo do gênero.

Com esses dois valores acima consistidos, somam-se o custo do material com o custo do processo e divide essa soma pela quantidade produzida da OP, com isso o valor obtido desse resultado ainda é multiplicado pela quantidade produzida e com isso chegamos a uma variável do cálculo que é o valor da entrada.

Para obter o custo médio, é dividido o valor da entrada pela quantidade em estoque (estoque inicial + quantidade entrada).

Obs.: Caso seja executado o recálculo da valoração do estoque do período de 01/2016, em contra-partida deverá ser executada a mesma rotina nos demais meses posteriores até o último mês que o estoque se encontra fechado, em virtude de consistir no processo de valoração do estoque do período em questão, os saldos dos períodos anteriores, e como nesse caso estará sujeito a mudanças, recomenda-se executar essa rotina para os demais meses.

enduser/erp/controladoria/contabilidadecustos/rotinamensalcontabcustos/valoracaodoestoque.txt · Última modificação: 2016/09/30 20:47 por admin