Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

enduser:erp:financeiro:cr:cadastros:condpgto

3 - Condições de Faturamento

O programa Condição de Faturamento [PR24315] permite cadastrar a condição de pagamento vinculada a um determinado título que melhor convém para uso na empresa tanto por parte do Contas a Receber como também por parte do Contas a Pagar. Os campos obrigatórios a serem preenchidos: código, nome da condição de pagamento, se a condição de pagamento é livre de débito, tipo de pagamento e o número de parcelas para cobrança.

O código é buscado de forma automática através do comando F2;

O campo descrição deve ser informado o nome da condição de pagamento;

Os campos observação de uso, texto padrão, descrição especial e percentual de juros não são obrigatórios e caso sejam preenchidos auxiliam no detalhamento maior de informações referente a condição de pagamento cadastrada;

O campo “Livre de Débito” tem por objetivo, quando marcada a opção “S” - Sim, não gerar cobrança, ou seja, o título que for definida essa condição de pagamento não terá valor comercial, caso contrário, se a opção marcada for “N” - Não, a condição de pagamento passa a ter cobrança normalmente;

O campo “Tipo de Pagamento” representa a maneira que será tratada a condição conforme cadastrada, sendo que as mais utilizadas são a forma de pagamento à vista e a prazo. Outras possíveis formas de pagamento: Cheque prédatado e pagamento antecipado 100%;

O campo referente ao número de parcelas representa a quantidade de vezes que será realizada a cobrança, sendo que há a opção de definir participação igual entre as parcelas, quando informado um número igual ou superior à duas parcelas;

Há possibilidade de determinar para qual fim será utilizada a condição de pagamento, sendo que a opção mais utilizada atualmente é “Ambos” que engloba compra e venda.
Existem ainda as seguintes opções na tela desse programa que podem ser configuradas:

Vincular condição de pagamento ao módulo WEB de cotação – marque essa opção caso deseja que determinada condição de pagamento faça parte/integração com o módulo WEB de cotação da Prosyst.

Não emitir boleto de cobrança – com essa opção marcada, não será possível emitir um boleto de cobrança (PR04415) caso o título possua vinculada uma condição de pagamento configurada nesses termos.

Livre de avaliação de crédito – caso o cliente tenha controle de crédito, os títulos que possuírem vinculada uma condição de pagamento com essa opção marcada, não farão parte da soma para avaliação de crédito do cliente.

Na aba “Informações das Parcelas” é possível configurar o critério que será adotado do número de dias a serem contabilizados para cada parcela que compõe a condição de pagamento.

O campo “Tipo Período” possui as seguintes opções:
Diário – quando selecionada essa opção e informado o campo Dias de Acréscimo, é contabilizado o número de dias para o vencimento da parcela, sendo que se o campo Ignora Período estiver marcado como “Não”, começa-se a contar os dias para vencimento da parcela a partir da data de emissão do título, caso contrário, se o campo Ignora Período estiver marcado como “Sim”, a contagem dos dias inicia no dia seguinte após a emissão do título. Vale ressaltar que para esse último caso, a contagem somente iniciará a partir do dia seguinte, se esse dia não for sábado e nem domingo, caso seja um final de semana, ele automaticamente iniciará a contagem a partir da segunda-feira.
Caso seja informado o campo Dia da Semana, a contagem dos dias para o vencimento da parcela inicia a partir desse dia pré-definido. Outro campo importante a ser preenchido nessa aba é o “% de Participação”, que quando configurada duas ou mais parcelas, esse campo irá definir quanto cada parcela representará no valor total que será cobrado.

Decêndio – quando selecionada essa opção e o campo Ignora Período estiver marcado como “Sim”, é iniciada a contagem a partir do dia 10, 20 ou 30 de cada mês, isso irá depender da data de emissão do título. Exemplo: Caso o título tenha sido emitido no dia 2, a contagem inicia no dia 10.

Semana – quando selecionada essa opção e o campo Ignora Período estiver marcado como “Sim”, é iniciada a contagem a partir do primeiro dia (domingo) da semana seguinte. A mesma regra aplicada ao tipo de período “Diário” e que já foi abordada anteriormente, também pode ser aplicada para esse tipo de período.

Quinzena – quando selecionada essa opção e o campo Ignora Período estiver marcado como “Sim”, é iniciada a contagem a partir do dia 16 do próprio mês ou dia 1 do próximo mês, isso irá depender da data de emissão do título. Exemplo: Caso o título tenha sido emitido no dia 2, a contagem inicia no dia 16.

Mensal – quando selecionada essa opção, é obrigatório preencher o campo Dia de Vencimento, pois esse campo preenchido irá determinar a data de vencimento da parcela para o mês seguinte.

Vale lembrar que qualquer alteração de parcela, independente do campo que seja alterado, para atualizar os dados deve-se clicar no botão “Atualizar Parcela”.
Para realizar cópia de uma parcela para outra numa mesma condição de pagamento, basta selecionar a linha da parcela que deseja realizar a cópia e clicar no botão “Repetir Parcela”.

Informe a condição de pagamento que irá ter parcela específica para imposto. Através das opções contidas para o tipo de imposto é possível selecionar determinada parcela e os impostos que irão compor o valor dessa parcela. Vale ressaltar a possibilidade de selecionar apenas uma parcela para imposto e a mesma não deverá fazer parte do percentual de participação do rateio.

Ao lado do código da condição de pagamento é apresentado sua situação, sendo que a mesma pode ser ativa ou cancelada.

enduser/erp/financeiro/cr/cadastros/condpgto.txt · Última modificação: 2021/05/25 17:45 por admin