Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

enduser:erp:producao:engenharia:custos:conceitos

5.1 - Conceitos

Para fins de valoração de estoque, o sistema PROSYST calcula o custo dos produtos de três formas diferentes:

  • Custo Médio: calculado pela rotina de fechamento de mês, é calculado para os itens comprados, ou seja, aqueles que não tem estrutura cadastrada no Prosyst.
  • Custo Arbitrado: calculado pela rotina de Valoração dos Produtos em Elaboração/Acabados(PR13816), é feito de duas maneiras. Para itens produzidos que tiveram faturamento no período de cálculo, o valor de custo assumido é 70% do maior preço de venda praticado no período. Para itens produzidos que não tiveram faturamento no período de cálculo, o valor assumido é de 150% do custo da matéria-prima da ficha técnica do item.
  • Custo Real: também utilizado para valorar itens produzidos, calcula o custo do item com base nos materiais consumidos nas suas ordens de produção e na ficha técnica dos processos. Este custo é calculado pelas rotinas do módulo de Contabilidade de Custos, que será abordado em treinamento específico.

Para fins de emissão de relatório, temos em alguns programas a opção de várias bases de cálculo:

Para itens produzidos, o custo sempre será calculado pela sua estrutura, ou seja, pela somatória dos custos dos componentes e dos custos dos processos. Quando o componente é um semi-acabado, seu custo também é calculado pela sua estrutura. Quando o componente é uma matéria-prima, há três formas padrões de obtenção do seu custo:

  • Custo Médio: é o custo calculado pela rotina de fechamento mensal do estoque. Sempre será utilizado o custo médio do último mês fechado.
  • Preço Reposição: é o valor cadastrado para o item no programa de Manutenção do Preço de Reposição (PR00827).
  • Preço Última Compra: é o valor obtido da última movimentação de compra registrada no sistema.

Alguns programas apresentam outras opções de base de cálculo de custo, específicas de cada programa ou até mesmo de determinados clientes da PROSYST.

O custo de um processo é calculado com base na taxa horaria do grupo/posto operativo associado a cada processo. Se houver taxa cadastrada para o grupo, é este valor que será utilizado, senão será utilizado o valor cadastrado diretamente no posto operativo. Estes valores podem ser cadastrados manualmente nos respectivos programas de cadastro de grupos e postos operativos, já descritos neste documento, ou então calculados automaticamente através dos programas do módulo de Contabilidade de Custos.

enduser/erp/producao/engenharia/custos/conceitos.txt · Última modificação: 2016/09/30 20:51 por admin