Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

enduser:erp:producao:engenharia:engenharia:mbom:mov

Movimentações

Abaixo veremos como efetuar a geração de uma ficha técnica a partir de outra já existente, sendo ela um material normal ou modelo.

1. Quadro "Projeto"

  • No quadro nomeado “Projeto”, há três campos: “Produto Origem”, “Produto Modelo” e “Carregar Fichas Técnicas”.

  • Para a criação da ficha técnica, é necessário informar ao menos o Produto Origem, que será montado no quadro “Produto Origem”, conforme mostra imagem acima.
  • Se informado também o Produto Modelo, será montada sua estrutura no quadro “Produto Destino”.
  • Após informados os produtos, clique em “Carregar Fichas Técnicas”.

2. Quadro "Produto Origem"

  • Campo “Ultima Atualização” apresenta a última atualização do Produto Origem informado, conforme está no programa “Montagem/Digitação de Estrutura” - PR00527.
  • Na estrutura do “Produto Origem” os itens serão marcados com uma cor:

- Vermelho: O item ainda não consta no “Produto Destino”.

- Verde: O item já existe no “Produto Destino”

- Azul: Mostra qual item está conectado.

- Amarelo: Mostra se o item já tem uma ficha técnica criada por este programa.

  • Para enviar itens do Produto Origem para o Produto Destino temos que dar duplo clique no item desejado ou no material desejado clicar com o botão direito, imagem acima, aparecerá opções de envio:

- “Enviar Item com Ficha Técnica” - Envia o próprio item com toda sua estrutura.

- “Enviar Item como Novo” - Envia o item mas com novo código, apenas se a classe/tipo do item estiver parametrizada para gerar novo código, conforme explicado na página “Parametrizações”.

- “Envia Item como Novo com Ficha Técnica” - Envia toda a estrutura do item com novos códigos, apenas se a classe/tipo do item principal estiver parametrizada para gerar novo código, como explicado acima.

- “Enviar MBOM” - Nesse caso, primeiro será procurado a partir do item selecionado, um item que tenha sido criado por este programa, ou seja, no PRX031016 (Cadastro de Materiais) o campo “Item Automático (MBOM)” estará marcado, ou ainda no PRX000650 a coluna “Cadastro Automático” vai estar marcado. Caso tenha já tenha algum item, será aberto uma telinha para escolha, selecione dando duplo clique no item desejado. Caso não tenha o programa irá informar.

  • Também há a opção de enviar mais de um item por vez, selecione os itens desejados nos checkboxes no lado esquerdo e selecione uma das 3 primeiras opções acima descritas. Caso selecione um item que tenha sub-itens, serão enviados os sub-itens também.
  • A opção “Conectar” é uma forma de compactar as especificações técnicas e quantidades de um item e funciona da seguinte forma:

- Primeiramente se seleciona o material pai na estrutura destina, após seleciona-se o material de parada da compactação, na estrutura origem, e clique em “Conectar”, os dois itens selecionados serão marcados com a cor azul durante o processo.

- Após seleciona-se o material que será compactado e clique em um dos modos de envio. A quantidade do material a ser enviado será multiplicada pelas quantidades dos itens pais até chegar no material de parada escolhido anteriormente.

- Enquanto estiver conectado, com status azul, todos o materiais enviados sofrerão esta alteração na quantidade.

  • A opção “Desconectar” suspende a compactação dos itens.
  • O botão “Listar Componentes” abre uma tela secundária com todos os componentes do produto origem em forma de lista, sem hierarquia, mas com todas as informações de cada item.
  • O botão “Expandir” abre todos os nós da estrutura, mostra sua hierarquia por inteiro, o botão “Contrair” suprimi todos os nós possíveis.
  • O quadro “Especificações Técnicas do Produto Origem” mostra as especificações do item selecionado, caso o mesmo tenha.

3. Quadro "Produto Destino"

  • Caso seja informado apenas o Produto Origem, será automaticamente criado o primeiro código do material principal provisório na estrutura destino, coluna “Item”, já como “Novo Item”, imagem acima.

  • Na estrutura destino estará todos os itens da nova estrutura que está sendo montada, nela pode-se conter itens já existentes no sistema, ou criar novos, conforme explicado no tópico 2, imagem acima.

  • O botão “Listar Componentes” abre uma tela secundária com a lista de todos os componentes do Produto Destino sem hierarquia. Se um componente estiver marcado como “Novo Item”, estará habilitada a sua alteração, imagem acima.
  • O botão “Expandir” abre todos os nós da estrutura, mostra sua hierarquia por inteiro, o botão “Contrair” suprimi todos os nós possíveis.

  • Ao clicar com o botão direito do mouse em algum componente, aparecerá duas opções de ação:

- Limpar: Deleta toda a estrutra em criação deixando apenas o item pai.

- Excluir: Exclui apenas o item selecionado da estrutura em criação.

  • O botão “Opções” abre uma lista de opções de ação para o Produto Destino, imagem acima:

- Limpar: Deleta toda a estrutra em criação deixando apenas o item pai.

- Excluir Item: Exclui apenas o item selecionado da estrutura em criação.

- Incluir Item: Abrirá uma tela auxiliar para a escolha de um item qualquer cadastrado no sistema para ser adicionado na estrutura destino.

- Validar Processo: Esta opção realiza a validação da estrutura destino. Verifica se foram informados as aplicações e carregamentos e se as quantidades de cada item estão de acordo com a estrutura origem.

- Incluir Item MBOM: Abrirá uma tela auxiliar, igual a imagem abaixo, onde informa-se um “Item Origem” e clique em “Pesquisar”. Serão apresentados todos os materiais criados, a partir do material origem informado, por este programa (PRX034516), caso exista. Selecione um item e clique em “OK”, este item será adicionado na estrutura destino.

O quadro “Especificações Técnicas do Produto Origem” mostra as especificações do item selecionado, caso o mesmo tenha. Também há a possibilidade de adicionar, alterar ou remover especificações.

4. Efetivação

Após realizadas todas as alterações necessárias no Produto Destino, clique no botão padrão de gravação, no canto superior esquerdo da tela. Antes de iniciar o processo efetivação da nova estrutura, serão realizadas as mesmas validações do botão “Validar Processo” explicado anteriormente. Quando a estrutur estiver validada será possível a efetivação.

Ao final da efetivação será apresentado o novo código do item principal da ficha técnica criada.

-

enduser/erp/producao/engenharia/engenharia/mbom/mov.txt · Última modificação: 2021/05/25 17:46 por admin