Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

enduser:erp:producao:pcp:producao:apontamentos:apontconsol

5.2.7 – Apontamento Consolidado da Produção

Este programa une o apontamento de produção, apontamento de horas, controle de qualidade e utilização de ferramental. Ele foi desenvolvido na nova tecnologia Prosyst.NET e tem diversos recursos visuais que facilitam o entendimento do andamento da produção de uma Ordem de Produção(OP).

O processo de fabricação de um produto normalmente envolve várias etapas produtivas. Cada etapa dessa é um processo da ficha técnica do produto, o qual é executado em um posto operativo. Este processo normalmente consome recursos de máquina e homem, além da matéria-prima, caso necessária. Em certos pontos do processo produtivo, é interessante efetuarmos o controle da qualidade daquele ou até mesmo de todos os processos. Ferramentas podem ser utilizadas para produzir o produto. Existe uma sequência em que os processos devem ocorrer. E um processo não pode ser executado, normalmente, antes do processo anterior ter sido finalizado. Todos esses controles podem ser executados, todas essas informações podem ser apontadas neste único programa de apontamento consolidado da produção.

O usuário deve informar a etapa(passo) do processo produtivo que deseja apontar. neste momento informa-se a hora em que se iniciou o trabalho. É o apontamento de abertura. Vários passos podem ser iniciados ao mesmo tempo, porém o fechamento do apontamento de cada processo deve seguir a ordem definida na ficha técnica, por exemplo: não se pode pintar um muro antes do cimento secar. Essa mesma relação de precedência vale para as quantidades apontadas, por exemplo: não posso pintar 10 metros de muro se só ergui 5 metros. As quantidades informadas em cada passo não serão movimentadas no estoque, pois entende-se que só pode haver uma entrada no estoque quando o produto estiver pronto, ou seja no apontamento do último passo do processo produtivo. O consumo da matéria-prima utilizada também acontece no apontamento do último passo.

O programa também permite efetuar o apontamento de várias Ordens de Produção(OP) ao mesmo tempo, num mesmo posto operativo. Afinal, têm equipamentos que permitem manufaturar mais de um produto ao mesmo tempo. O tempo apontado é associado integralmente para cada OP apontada, ou seja, se duas OP foram apontadas no mesmo intervalo de tempo para um mesmo posto operativo e o tempo apontado foi de três horas, cada uma das OPs terá o tempo de duas horas gastas computadas para si. A quantidade produzida é divida entre as OPs, proporcionalmente à quantidade a ser produzida planejada para cada uma delas.

Caso uma ferramenta utilizada no processo produtivo tenha uma vida útil que precisa ser medida e controlada, esta medição e controle pode ser feito com o auxílio deste programa, que computa as horas apontadas em processos em que a ferramenta é utilizada e as diminui da vida útil programada para ela. Este controle é opcional.

O controle de qualidade pode ser executado a partir deste programa, se uma especificação de análise tiver sido associada com o processo em apontamento. Este controle de qualidade é feito através do módulo de Análises Químicas do PROSYST. Este controle é opcional.

enduser/erp/producao/pcp/producao/apontamentos/apontconsol.txt · Última modificação: 2016/09/30 20:53 por admin