Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

enduser:erp:suprimentos:compras:cotacoes:cadcotacao

1 - Cadastro da cotação de compra

O programa Montagem das Cotações para Tomada de Preços [PR22817] permite cadastrar uma cotação para enviar a diferentes fornecedores. Com o envio dessa cotação, o objetivo é encontrar o fornecedor que ofereça o melhor preço, qualidade e forma de pagamento dentro do prazo de entrega definido.

São campos obrigatórios: Comprador, Data de validade e Itens da Cotação.

Para criar uma cotação nova, clique com a tecla F2 no campo “Nr. Cotação”. O sistema vai buscar a próxima numeração.

A data de cadastro busca a data corrente a partir do momento que é dado o comando F2 no campo do número da cotação. A data de validade se refere até qual data é necessário que o fornecedor retorne sobre a cotação enviada.

No campo “Comprador” deve ser informado o seu código do comprador, conforme cadastrado no PR04217.

Na aba “Texto”, o campo “Código do Texto” é opcional, sendo possível pelo sistema criar alguns textos padrões. Ao informar este campo, será carregado logo abaixo todo o texto pré-cadastrado.

A aba “Itens da Cotação” é composta pelo campo do número da SC e por alguns botões no lado direito da tela, conforme imagem à seguir.

Deve ser informado o número da SC criada sem cotação vencedora através do campo “Número da SC”.

Há possibilidade de marcar todas as SC's ou itens inseridos na lista, assim como também desmarcá-los, conforme função dos botões “Marcar Todos” e “Desmarcar Todos”.

O botão “Remover” elimina a SC ou item inserido na lista referente montagem da cotação de compra.

Ao clicar no botão “Incluir Material” é aberta uma nova janela denominada Manutenção dos produtos, conforme demonstrado a seguir.

Nesta tela aberta (acima) é possível informar o material, porém esse campo não é obrigatório. Portanto, caso o usuário não queira digitar o código do material e mesmo assim queira montar a cotação para um item que não existe no cadastro, basta dar um “Enter” nesse campo que será aberto um campo ao lado para informar a descrição e unidade de medida do material.

É obrigatório informar nessa tela os campos de prazo (previsão de entrega do produto) e quantidade do item que será comprado.

O campo classe/tipo somente é apresentado quando informado o código de um item cadastrado no sistema, sendo que esse item obrigatoriamente deverá pertencer a uma classe/tipo.

O botão “Confirma” valida as informações preenchidas nessa tela e leva as informações para a aba “Itens da Cotação”. Já o botão “Cancela” evita a validação e a confirmação do item a ser inserido na cotação.

O botão “Arquivos Anexos” é de uso opcional. Ele permite anexar um arquivo à cotação com informações complementares para enviar para o fornecedor.

A aba “Definir Fornecedores” apresenta o campo do fornecedor, onde deve ser informado o código que o identifica, conforme cadastrado no ERP. É apresentado um grid que lista os fornecedores inseridos na cotação.

O botão “Alterar e-mail/Vendedor” possibilita modificar o código do vendedor e e-mail de contato do fornecedor por onde será enviada a cotação. Será aberta a tela abaixo:

Vale lembrar que só é possível alterar os contatos já cadastrados no PR64615. Não é possível incluir um contato novo por esta tela, sem ele ter sido cadastrado e vinculado ao fornecedor.
Depois de informar o código do vendedor com o e-mail de contato, para confirmar a gravação desses dados, clique no botão “OK”. Caso contrário, para abortar a alteração, clique no botão “Cancelar”.

Por fim, a última aba, “Atalhos”, permite acesso a outros programas que complementam a montagem da cotação de compra, como realizar a impressão (PR07817), enviá-la por e-mail (PR19217), digitar os preços das cotações (PR34817) e definir a escolha da cotação vencedora (PR23517).

enduser/erp/suprimentos/compras/cotacoes/cadcotacao.txt · Última modificação: 2021/05/25 17:47 por admin