Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

enduser:erp:suprimentos:recebimento:di:param:downmoeda

1.3 - Download da cotação da moeda

Este programa tem por objetivo efetuar o download da cotação das moedas de vendas no período informado, de acordo com o valor do Banco Central do Brasil.

Acesso

SistemaOpção no MENU
ComprasCadastro > Download Cotação Moeda

Visualização

e7fa0652fcbff4ab001041bda165fcdd.jpg

Na tela existe dois campos para preenchimento, data inicial da cotação e data final. Fica a critério do operador informar o período no qual deseja realizar o download. A data inicial do download na primeira vez que o programa é executado, vem por padrão o primeiro dia do ano. Assim que for gravado os registros da cotação, a data inicial passa a ser a data do último download realizado, e a data final por padrão será a data corrente.

O valor das cotações das moedas são obtidas através do site do Banco Central do Brasil (www4.bcb.gov.br), e dependem exclusivamente da disponibilidade do arquivo no site (www4.bcb.gov.br/Download/fechamento/{data}.csv). A data do arquivo respeita o padrão: AAAAMMDD, e o tratamento do valor é feito no sexto campo do arquivo que refere-se ao valor da cotação de venda, que é o nosso caso.

Para deixar este programa ainda mais automatizado, o mesmo pode ser instalado no agendador de tarefas do windows pela equipe de TI da empresa, e ser rodado quantas vezes houver necessidade durante o dia, fazendo esse trabalho ser automático e sem a necessidade de preencher as informações manualmente.

Considerações Importantes

Para o funcionamento desta função, se faz necessário atenção em alguns fatores relevantes.

  • No programa de cadastro de moedas, tópico 1.1 deste manual, é necessário o preenchimento do código da moeda estrangeira cadastrado no Banco Central do Brasil. Esta informação poderá ser encontrada acessando o site: http://www4.bcb.gov.br/pec/taxas/batch/tabmoedas.asp?id=tabmoeda . Neste exemplo usamos a moeda Dolar de origem norte americana (Estados Unidos da América), onde o código da moeda estrangeira no Banco Central do Brasil é 220.

fb2b6ff67e01a91f7ab336e47f0d01ea.jpg

  • Após o preenchimento do código da moeda oficial, e do download da cotação, os valores podem ser consultados no programa de Cadastro de Valores Monetários, apenas informando o mês/ano e o código da moeda estrangeira. No exemplo abaixo, está demonstrado o valor buscado via download da cotação realizado no dia 28/09/2016.

17a85cdc5d0aadb2e0769c65ea075785.jpg


enduser/erp/suprimentos/recebimento/di/param/downmoeda.txt · Última modificação: 2021/06/21 14:15 por admin