Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

enduser:nexbi:informacoesbasicas:barraferramentas:fontedados



Aba - Fonte de Dados

A aba Fonte de Dados permite gerenciar e adicionar uma ou mais fontes de dados a serem utilizadas pelo nexBI para montagem do Dashboard, entre outras opções relacionadas.

Para adicionar uma Fonte de Dados ao Dashboard, selecione a opção Adicionar / Gerenciar Fonte de Dados. Esta opção irá abrir o Gerenciador / Seletor de Fonte de Dados que permitirá selecionar a fonte de dados entre as pré-existentes, ou criar uma nova.

Para remover uma Fonte de Dados do Dashboard, selecione a fonte de dados não mais desejada no seletor de campos e pressione a opção Remover.

Para atualizar (recarregar) os dados de todas as fontes de dados já adicionadas ao Dashboard, pressione a opção Atualizar Dados.

Nota: Toda vez que um Dashboard é reaberto, todas as fontes de dados são automaticamente carregadas. O arquivo do Dashboard não irá guardar informações dos dados.

Gerenciador / Seletor de Fonte de Dados

O Gerenciador de Fonte de Dados permite você selecionar uma fonte de dados a ser adicionada ao Dashboard, além de permitir criar novas fontes de dados.

Para adicionar uma fonte de dados ao Dashboard, simplesmente selecione a linha desejada e confirme com Selecionar.

Observações:

  • Dependendo do volume de informações carregadas pela fonte de dados selecionada, este processo poderá demorar um pouco.
  • Atualmente, por somente suportar fontes de dados a partir que Querys SQL, recomenda-se solicitar a um consultor da Prosyst a necessidade da criação de uma nova fonte.

Outras Opções

Adicionar Campo Calculado

Através do comando Adicionar Campo Calculado, você pode criar campos customizados que são baseados em operações dos demais campos do Dashboard. Este recurso é semelhante à opção de criação de fórmulas em alguns controles do Prosyst.NET.

Acesse a documentação do Editor de Expressões para obter mais informações.

Filtro

Através da opção Filtro da aba de Fonte de Dados, você poderá definir um filtro global que valerá para todas as informações do Dashboard.

Esta opção irá abrir o mesmo Editor de Filtros utilizado nos programas da tecnologia Prosyst.NET. Consulte a documentação para mais informações.

Observação: Aplicar filtros nesta opção não reduzirá o volume de carga da fonte de dados. Seu uso é útil para eliminar dados indesejados que não são pertinentes na análise (e que são difíceis de retirar na origem da definição da fonte de dados).

Para limpar todo o filtro configurado, selecione a opção Limpar neste mesmo grupo.

enduser/nexbi/informacoesbasicas/barraferramentas/fontedados.txt · Última modificação: 2021/06/21 14:15 por admin