Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

enduser:nexbi:paineis:tipos:grafico



Gráficos

Os painéis de Gráficos permitem a interpretação das informações de forma mais visual, privilegiando aspectos dos dados como relevãncia, evolução e tendência - fatores que muitas vezes podem passar despercebidos em painéis de cunho mais analítico (tais como os painéis de Pivot Grid e Grid, por exemplo).

Além disso, os Gráficos do nexBI podem ser configurados para interagir às ações do usuário, possibilitando filtrar os dados apresentados em outros painéis e realizar Drill-Down (detalhamento) das informações em uma hierarquia de Dimensões.

Em virtude da forma como os dados são informados na área de dados e por diferentes configurações de apresentação, existem dois tipos de painéis de gráfico: Gráfico (geral) e Gráfico Pizza

Adicionando Dados

Um gráfico possui basicamente três tipos de campos que devem ser informadas na área de dados:

  • (1) Valores: Correspondem aos campos de métrica que se deseja sumarizar e plotar no eixo principal (geralmente Eixo-Y ou eixo vertical; ou Eixo-X, quando o gráfico estiver rotacionado 90º). Alguns gráficos poderão pedir mais de um valor (Ex: Tipos de gráfico que visam a apresentação de variações, possuem medidas de peso, etc);
  • (2) Argumentos: Correspondem aos campos de dimensão pelo qual os valores plotados no eixo principal (1) deverão ser divididos no eixo secundário (geralmente Eixo-X ou eixo horizontal; ou Eixo-Y, no caso de rotação do gráfico);
  • (3) Séries: Correspondem aos campos de dimensão pelo qual se deseja dividir as dimensões apresentadas no eixo secundário. As séries do gráfico são representadas em cores diferentes no gráfico.

Plotando Dados em um Painel Secundário

Obs: Esta opção não estará presente para o painel de gráfico de Pizza.

Você poderá criar mais de um eixo principal para plotar valores de campos que possuem diferentes escalas. Um exemplo clássico seria a apresentação de um gráfico que represente valor (expresso em reais) e quantidade (expresso em unidades). Estes valores, neste caso, possuem naturezas diferentes e não devem ser misturados.

Para criar um novo eixo principal, clique no botão de adição de um novo painel na área de dados.

Em seguida, informe o segundo campo de valor na nova caixa de Valores que será apresentada na área de dados.

Para eliminar um painel, pressione o botão .

Alterando o Tipo de Gráfico

Obs: Esta opção não estará presente para o painel de gráfico de Pizza.

Para alterar o tipo do gráfico de um valor específico, selecione o botão correspondente ao lado do valor desejado para alteração do gráfico:

Para alterar o tipo de gráfico de todos os valores plotados, navegue até a Aba "Estilo & Layout", e selecione:

Interatividade

Os painéis de gráfico do nexBI podem ser configurados para responder à ação do usuário de duas formas:

  • Filtro Mestre Múltiplo: Permite ao usuário clicar sobre uma ou mais dimensões do gráfico (Argumento ou Série) fazendo com que a área selecionada aja como filtro nos demais painéis apresentados no Dashboard;
  • Drill-Down: Permite ao usuário clicar sobre uma dimensão (Argumento ou Série) de modo que as informações sejam afuniladas e detalhadas para a dimensão selecionada, apresentando um novo gráfico com a sub-dimensão apresentada.

Dica: É possível trabalhar com as duas opções ativas simultaneamente.

Filtro Mestre Múltiplo

Para habilitar o Filtro Mestre Múltiplo, selecione o painel do gráfico desejado e marque a opção Filtro Mestre Múltiplo na aba Informações.

Em seguida, selecione quais serão as Dimensões Objetivo que serão consideradas para o filtro: Argumentos ou Séries.

Com esta configuração, ao passar o mouse no gráfico por cima da dimensão objetivo (argumento ou série) marcada, a área em questão ficará rachurada.

Clique sobre a área desejada para selecioná-la e aplicar o filtro para os demais painéis do Dashboard. Para selecionar mais de uma dimensão, selecione segurando a tecla Ctrl.

Para limpar a seleção de filtros, clique no botão no canto superior direito do painel do gráfico.

Drill-Down

Para habilitar o Drill-Down (afunilamento), selecione o painel do gráfico desejado e marque a opção Drill-Down na Aba "Informações".

Em seguida, selecione quais serão as Dimensões Objetivo que serão consideradas no Drill-Down: Argumentos ou Séries.

Na dimensão objetivo selecionada (argumento ou série), adicione outros campos de dimensão pelo qual se deseja realizar o afunilamento, criando assim uma hierarquia. Note que com a opção de Drill-Down selecionada, somente o primeiro nível da dimensão objetivo será apresentado no gráfico. Ao realizar o Drill-Down, o gráfico irá afunilar para o segundo nível da dimensão objetivo, plotando um novo gráfico para a mesma.

Para retornar um nível do Drill-Down (realizar um Drill-Up), clique no botão no canto superior direito do painel do gráfico.

Dica: Caso a opção de Filtro Mestre Múltiplo também esteja ativa, será necessário realizar o Drill-Down com duplo-clique do Mouse.

enduser/nexbi/paineis/tipos/grafico.txt · Última modificação: 2021/06/21 14:15 por admin