Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

enduser:nexbi:paineis:tipos:mapas



Mapas

Os painéis de mapas permitem a visualização dos dados de forma

Tipos de Mapa

O nexBI permite selecionar diversos tipos de mapa, que definirão como as informações serão apresentadas no plano geográfico.


Mapa Estatístico
(Mapa Coroplético)

Apresenta as informações preenchendo as áreas geográficas através de um gradiente de cores, de acordo com o valor sumarizado para a métrica definida.

O mapa deve ser associado a uma dimensão que possua a identificação da área a ser representada no mapa (sigla do estado, código do município, etc).

Mapa de Geo-Localização - Simples


Apresenta as informações desenhando balões que apresentam a sumarização da métrica definida.

O mapa deve ser associado a uma latitude e longitude que represente as coordenadas da respectiva informação apresentada.

Mapa de Geo-Localização - Bolha


Apresenta as informações desenhando bolhas que permitem apresentar até duas métricas da seguinte forma:

- Peso: Métrica que definirá o tamanho da bolha;

- Cor: Métrica que definirá a cor da bolha (de acordo com uma escala gradiente);

O mapa deve ser associado a uma latitude e longitude que represente as coordenadas da respectiva informação apresentada.

Mapa de Geo-Localização - Pizza


Apresenta as informações desenhando pizzas que permitem apresentar uma ou mais métricas divididas por uma ou maisMétricasdimensões, seguindo conceito semelhante ao painel de gráfico de pizza.

O mapa deve ser associado a uma latitude e longitude que represente as coordenadas da respectiva informação apresentada.

Mapa Estatístico

O tipo de painel Mapa Estatístico (formalmente conhecido como mapa coroplético) permite demonstrar visualmente informações que possuem atributos de localização geográfica.

Este tipo de painel é muito útil quando se deseja visualizar a distribuição e abrangência geográfica de uma determinada informação, além de possibilitar a visualização de metas para uma determinada região.

Como Configurar

  • Selecione o tipo de painel Mapa Estatístico correspondente;
  • Arraste para a área de dados os campos de métrica que desejam ser sumarizados no mapa no box de Valor
  • Arraste também para a área de dados a dimensão que possui a informação qualificada da região correspondente no mapa no box de Atributo; Bons exemplos deste tipo de dimensão são: Sigla do Estado, Código do Município (IBGE), CEP, etc.
    Dica: Evite utilizar descrições (nome do estado, nome do município) para este fim, uma vez que a diferenciação de maiúsculas/minúsculas, acentuação e outras particularidades podem impedir que as informações da fonte de dados sejam ligadas corretamente ao mapa.
  • Para efetuar a ligação do atributo da fonte de dados ao atributo correspodente no mapa, clique sobre o ícone ;
  • Na janela que irá se abrir - Ligação de Atributo do Mapa:
  • Selecione o atributo do mapa que corresponde à informação presente na dimensão arrastada anteriormente. É de suma importância que o valor do atributo do mapa seja idêntico ao valor presente na dimensão da fonte de dados;
  • Caso você deseje visualizar os dados de cada atributo do mapa e verificar qual se assemelha à dimensão informada, clique no botão preview.

Mapa de Geo-Localização

Os tipos de mapa de Geo-Localização permitem demonstrar visualmente informações atreladas a uma latitude e longitude específicas, posicionando a sumarização das métricas no plano do mapa de acordo com suas coordenadas.

Como Configurar

  • Arraste para a área de dados os respectivos campos que possuem a informação de Latitude(1) e Longitude (2).
  • Adicione as métricas desejadas (campos que se deseja sumarizar) nos campos abaixo, de acordo com o tipo de painel selecionado:
    • Geo-Localização Simples: Associe a métrica no box Valor.
    • Mapa de Bolha: Associe a métrica que determinará o tamanho da bolha no box Peso, e a métrica que determinará a cor da bolha do box Cor.
    • Mapa de Pizza:
      • Associe a(s) métrica(s) que determinará(ão) o tamanho da pizza no box Valores(3).
      • Associe também um campo de dimensão no box Argumento(4); Isto fará que cada pizza seja dividida em cores, representados pelos valores distintos da dimensão e sua participação em relação à métrica sumarizada.

Outras Configurações

Agrupando Pontos

Dependendo da quantidade de informações apresentadas no mapa, sua visualização pode se tornar confusa caso muitos pontos sejam apresentados, causando sobreposição. Para estes casos, é possível condensar pontos próximos em um único item agrupado.

Para habilitar esta opção, acesse a aba Informações e selecione a opção Habilitar Agrupamento.

Dica: Para dividir e detalhar as informações agrupadas, utilize o Zoom sobre o ponto desejado. O mapa será redesenhado para reagrupar os pontos próximos conforme sua nova apresentação.

Mapas - Opções Comuns

Abaixo são apresentadas as configurações comuns para ambos mapas estatístico e de geo-localização.

Os painéis de mapa permitem navegar sobre seu plano durante sua visualização no Dashboard.

Mover: Para mover o ponto central de visualização do mapa, arraste com o mouse o conteúdo do plano desenhado. Como alternativa, é possível também utilizar as setas do teclado.

Zoom: Para dar um Zoom em um determinado ponto do mapa, posicione o ponteiro sobre a área desejada e utilize a rolagem da roda do mouse para aumentar/diminuir o zoom. Como alternativa, é possível utilizar as telas + (Mais) e - (Menos) do teclado.

Restaurando a visualização inicial: Para centralizar novamente o mapa e restaurar o zoom para a proporção original, acesse a aba Estilo & Layout e selecione a opção Toda a Extensão.

Bloqueando a Navegação (Mover e Zoom): Para impedir que o usuário mova ou dê zoom no mapa, acesse a aba Estilo & Layout e marque a opção Bloquear Navegação.

Apresentando Informações no Balão de Dicas

É possível customizar os mapas do nexBI para que estes apresentem detalhes de um determinado ponto apresentado no mapa, através da customização dos itens que aparecem no balão de dicas.

Para isso, simplesmente arraste os campos de dimensão e métrica para as respectivas caixas dentro do grupo Itens do Balão de Dicas na área de dados.

As informações serão apresentadas conforme a imagem abaixo, ao estacionar o cursor do mouse sobre um ponto apresentado:

Apresentando os títulos das áreas

Para apresentar descrições sobre as áreas desenhadas no mapa, acesse a aba Estilo & Layout e selecione a opção Título da Área.

Na janela que abrirá em seguida, selecione o campo desejado para se apresentar sobre as áreas do mapa.

Selecionando outro Mapa (pré-definido)

Ao adicionar um novo mapa, será carregado o mapa político dos estados brasileiros por padrão.

Além do mapa brasileiro, o nexBI possui outros mapas gerais continentais e mundial.

Para alterar para um destes mapas:

  • Selecione o item do de Mapa Estatístico correspondente;
  • Navegue até a Aba "Estilo & Layout";
  • Selectione a opção Carregar Mapa Padrão e em seguida selecione a opção desejada entre as opções existentes.

Inserindo um Mapa Alternativo

Você pode também inserir um mapa alternativo além dos presentes por padrão no nexBI.

Para isso, é necessário que você tenha dados de um mapa representados no padrão Shapefile.

Para adicionar um mapa customizado:

  • Descompacte os arquivos do mapa customizado em uma pasta (extensão *.shp + arquivos adicionais);
  • Selecione o item de Mapa Estatístico no Dashboard, e navegue até a aba Aba "Estilo & Layout";
  • Selecione a opção Importar Mapa; em seguida, selecione o arquivo da pasta que contém o arquivo Shapefile (extensão .shp).

Páginas da Web de órgãos governamentais e de estatística podem ser úteis para fornecer este tipo de mapas. Segue abaixo algumas referências de sites que fornecem estes arquivos:


enduser/nexbi/paineis/tipos/mapas.txt · Última modificação: 2021/06/21 14:15 por admin