Como está o backup do seu ERP?

Quem nunca sentiu um calafrio ao perceber que perdeu acidentalmente um arquivo importante (apresentação para uma reunião, proposta comercial, dissertação de mestrado, etc.)? Imagine agora o mesmo acontecendo com os dados do ERP de sua empresa.

Informações contidas no ERP

Um sistema de ERP concentra grande parte das informações geradas pelos processos de uma organização. Os dados ali contidos são o retrato do que acontece no dia-a-dia, desde um pedido de compra até a entrega do produto ou serviço ao cliente.

A perda desta massa de dados ou apenas de parte dela pode acarretar em grandes transtornos e prejuízos. Imagine quantas horas de retrabalho serão necessárias para recompor todas as informações.

Estamos falando de pedidos de compra e venda, notas fiscais de entrada e saída, movimentos e saldos de estoque, sem falar nas informações necessárias para atendimento às obrigações contábeis e fiscais.

Pedidos de venda não atendidos poderão, além de causar prejuízo financeiro, manchar a imagem da empresa perante o mercado e afastar clientes.

O objetivo deste artigo não é o de causar pânico, mas sim informar e conscientizar a respeito da importância de uma boa política de backup.

Fatores de risco

São vários os fatores que atualmente colocam em risco os dados de uma empresa: danos elétricos, vírus, sinistros, falhas técnicas, sequestro de dados (muito em alta ultimamente) e até sabotagens (de origem interna ou externa à empresa).

O backup é a única solução que pode garantir a rápida recuperação das informações. Ele é uma cópia fiel de tudo o que está armazenado no servidor até o momento de sua gravação.

O backup pode ser gravado em vários tipos de mídia: disco rígido, fitas, DVD, memória flash, etc. Adicionalmente, existe uma opção que proporciona mais uma garantia: backup na nuvem. Utilizando serviços de fornecedores confiáveis (alguns até gratuitos, dependendo do volume de dados a armazenar), é possível ter todos os seus dados em servidores seguros e com privacidade garantida via criptografia de dados.

Esta opção deve ser utilizada de forma complementar às mídias tradicionais, não deve ser a única opção. Existe um ditado que diz: “Quem tem um backup, não tem nenhum; quem tem dois, tem um…”. Em operações de missão crítica, é aconselhável possuir um backup inclusive dos servidores, com espelhamento de dados em tempo real.

Pode-se pensar que backup custa caro, não é necessário tanto cuidado ou “isso nunca vai acontecer na nossa empresa”. Ledo engano. Nenhuma empresa está 100% livre dos fatores de risco que mencionamos aqui. Quanto custa um dia da sua empresa parada?

10 dicas úteis

  1. Tenha uma política de contingência abrangente, que além do backup também considere procedimentos para recuperação de todo o ambiente em caso de alguma ocorrência.
  2. Teste a restauração periodicamente – de nada adianta gravar o backup se quando precisar ele não restaurar.
  3. Utilize mídias de boa qualidade – não economize neste item.
  4. Substitua as mídias periodicamente – elas possuem vida útil.
  5. Sempre armazene as mídias de acordo com as instruções do fabricante (longe de poeira, calor, umidade, fontes de magnetismo).
  6. Identifique correta e claramente as mídias – backup do que, de quando.
  7. Faça um rodízio de mídias com vários conjuntos – diário, semanal, mensal.
  8. IMPORTANTE – mantenha sempre um backup atualizado e recente fora da empresa para o caso de algum sinistro mais sério (nunca deixe o backup ao lado do servidor!!).
  9. Backup é igual a seguro, é feito para não usar, mas também não pode falhar quando for solicitado.
  10. Na dúvida procure um profissional especializado no assunto.

Backup Prosyst

O backup de todo o ambiente do sistema Prosyst (dados e programas) é de responsabilidade do cliente. É o cliente quem deve planejar, gravar, validar, zelar, armazenar e restaurar o backup em caso de necessidade. A exceção fica para o ambiente Prosyst Cloud, mas que em breve permitirá também ao cliente realizar o backup de seu banco de dados.

Caso tenha alguma dúvida sobre o que deve ser copiado para o backup do ambiente Prosyst, consulte nossa equipe de Suporte Técnico (help@prosyst.com.br).

Ficou interessado? Entre em contato com o nosso Comercial para saber mais informações: comercial@prosyst.com.br ou (47) 3453-0000.