Nova Plataforma de Boletos de Pagamento – Cobrança Registrada 

Durante o ano de 2017 será implantada a Nova Plataforma de Boletos de Pagamento – Cobrança Registrada, desenvolvida pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), em conjunto com a rede bancária.

O que é a Nova Plataforma de Cobrança Registrada?

É um sistema para modernizar o processo de liquidação dos boletos bancários, com mecanismos que trazem mais controle e segurança a esse meio de pagamento, para garantir mais confiabilidade e comodidade aos usuários.

Quais os benefícios esperados?

O principal benefício é o fato de o pagador de um boleto vencido, não precisar mais ir até o banco emissor para quitar o seu débito. Com a nova plataforma, será possível pagar um boleto vencido em qualquer agência bancária.

Outros benefícios podem ser visualizados na Cartilha da Nova Plataforma de Cobrança, no final desta página.

Qual o cronograma de implantação da Nova Plataforma de Cobrança?

O setor bancário definiu um cronograma de validação dos boletos na Nova Plataforma, observando-se aspectos técnicos e operacionais e visando a estabilidade do serviço de cobrança. Por isso, a implantação será feita em ondas de valores, conforme o cronograma a seguir:


Fonte: Cartilha da Nova Plataforma de Cobrança.

 O que será validado nesta nova Plataforma de Cobrança?

Conforme previsto nas Circulares n.ºs 3.461/2009, 3598/12 e 3.656/13, do Banco Central do Brasil, e observadas as datas acima, a rede bancária não mais acatará boletos de pagamento sem o CPF/CNPJ do pagador.

 O que a minha empresa precisa fazer para atender a nova Plataforma de Cobrança?

Para empresas que já operam na modalidade Cobrança Registrada, basta manter o cadastro de clientes atualizado com a informação do CPF/CNPJ dos mesmos.

Para empresas que ainda operam na modalidade Sem Registro, segundo a FEBRABAN, serão contatadas pelo seu banco de relacionamento para registrarem seus boletos de pagamento, visando o preparo para a Nova Plataforma de Cobrança. Após a preparação com o banco, também será necessário manter o cadastro de clientes atualizado com a informação do CPF/CNPJ dos mesmos.

O ERP Prosyst está preparado para esta nova Plataforma de Cobrança?

Sim, o ERP Prosyst já está preparado.

Para dúvidas ou informações, acesse a Cartilha da Nova Plataforma de Cobrança.