Prosyst News: Release 2205 – atualizações e novidades do sistema

Com o intuito de trazer mais agilidade e recursos voltados à rotina do cliente, o ERP Prosyst está lançando uma nova release, a 2205. Acompanhe a seguir algumas das atualizações realizadas no ERP Prosyst, contando com inclusões de novas ferramentas e melhorias a fim de tornar a rotina do usuário mais simples e completa.

O que há de novo no release 2205?

Abas com Atalhos

As abas de uma tela podem ser acessadas por meio de atalhos do teclado.

Com esta funcionalidade o usuário pode navegar entre as informações da tela sem utilizar o mouse. Este recurso agiliza a operação diária do sistema. Pode parecer apenas um detalhe, mas em telas utilizadas com grande frequência no dia a dia, o ganho em praticidade e agilidade tende a ser significativo.

A funcionalidade está sendo implementada gradativamente, mas já está disponível na Manutenção de Pedidos de Venda (PRX125915), Manutenção de Pedidos de Compra (PRX047417) e na Consulta de Parceiros/Entidades (PRX125715).

Desmembramento de Solicitações de Compra no Pedido de Compras

Uma solicitação de compra (SC) já inserida em um pedido de compra agora pode ser desmembrada em várias solicitações dentro deste pedido. Diferentes datas de entrega podem ser informadas para cada quantidade.

Isso permite um planejamento e acompanhamento preciso das entregas a serem realizadas pelo fornecedor. Muitas vezes a empresa compra grandes quantidades de um item visando obter o melhor preço, mas por questões de logística, armazenamento ou planejamento de produção/vendas, é necessário receber o item comprado de forma parcelada. O desmembramento de SC permite este tipo de operação.

Cadastro de Representantes

O cadastro de representantes agora está na tecnologia Prosyst.Net, com mais ergonomia e muitas possibilidades de customização.

Consulta de Nota Fiscal de Entrada

Todas as informações da nota fiscal de entrada agora estão reunidas em uma única tela.

Verifique facilmente como ficarão as informações financeiras (contas a pagar), os tributos e as contas contábeis envolvidas na operação.

Unificação de Pedidos de Venda

Na Consulta Geral de Vendas (PRX015915), foi implementada uma funcionalidade que permite unificar vários pedidos de venda, criando um novo pedido de venda resultante desta unificação.

Um dos cenários de uso desta funcionalidade é quando a empresa efetua diversas vendas dentro de um período e combina com o cliente de “fechar” e acertar financeiramente estas vendas de tempos em tempos.

Além disso, o programa passou a ter a função de um gerenciador de vendas. A partir de um único ponto, o usuário pode ter acesso a diversas funções e informações relacionadas ao pedido de vendas. Algumas funções disponibilizadas:

  • Gerar pedidos de venda, editar ou cancelar
  • Gerar novo orçamento de venda
  • Gerar novo orçamento sob projeto
  • Gerar relatório
  • Enviar e-mails
  • Consultar informações do cliente, do material e histórico da produção

Alteração em Massa de Preços de Compra

Novo programa para consultar e atualizar em massa os preços de compra dos materiais.

Melhorias no Release 2205

Faturas

O cadastro de faturas foi uma das novidades no Release News 2203, e agora ele está de volta com mais atualizações:

  1. Adicionada possibilidade de informar as deduções/créditos da fatura. Estes créditos podem ter origem em devoluções de clientes ou adiantamentos recebidos.
  1. Adicionado envio de e-mail da fatura direto pela tela de cadastro. O template do e-mail é customizável e também é possível definir o assunto padrão. Desta forma toda a operação pode ser feita em apenas uma tela.
  1. É possível editar a forma de pagamento das parcelas (mediante parametrização). Ao informar uma forma de pagamento com indicador de boleto, o boleto é anexado automaticamente no envio do e-mail.
  1. Criação de atalhos para acessar os Títulos do Contas a Receber (1) e as Deduções (2).
  1. Na consulta de títulos, foi adicionado um botão para gerar a fatura a partir dos títulos selecionados.

Pedidos de Venda

A Manutenção de Pedidos de Venda (PRX125915) tem novidades. Seguem os destaques:

  1. Um pedido de venda agora pode ter várias condições de faturamento. Desta forma a empresa pode oferecer maior flexibilidade para o seu cliente realizar os pagamentos.
  1. É possível visualizar o estoque projetado dos itens. Esta informação é importante para garantir a entrega ao cliente da quantidade requerida.
  1. Novos campos:
    1. Indica se o pedido será entregue ou retirado
    2. Data da entrega
    3. Local da retirada (caso o pedido seja retirado)
    4. Data de validade da entrega/retirada
  1. É possível gerar (para arquivo) a DANFE e o XML das notas fiscais relacionadas. Essa funcionalidade foi incluída no Orçamento sob Projeto (PRX123915) e também na Consulta Geral de Pedidos (PRX015915).

Aprovação Parcial do Orçamento de Venda

A emissão de orçamento de vendas agora permite aprovar o orçamento parcialmente. É só informar a quantidade a aprovar e clicar no botão Aprovar (Parcialmente), para gerar um novo pedido de venda. Para a aprovação total, não é necessário informar a quantidade a aprovar.

Esta situação ocorre quando, por exemplo, dentro de um orçamento de vários itens, o cliente deseja aprovar apenas alguns ou apenas uma quantidade específica.

Cadastro de Materiais

Criada possibilidade de informar as localizações do material direto pelo cadastro de materiais.

Vale a pena ver de novo

Gestão de Planejamento

A gestão de planejamento (ou gestão de projetos) é uma ferramenta para organizar o fluxo de trabalho e distribuir projetos dentro de um cronograma e tem como principais características:

  • Consulta geral dos projetos cadastrados
  • Cadastro de tarefas multinível
  • Visualização e edição das tarefas em Gantt, Kanban e Calendário
  • Controle de Dependências (estilo MS Project), com reposicionamento/recálculo automático das tarefas sucessoras
  • Atribuição de tarefas a recursos/pessoas.
Legenda: exemplo de visualização de projetos.
Legenda: exemplo de visualização em Kanban.

Novidade: Criação de campos customizáveis para as tarefas do planejamento, permitindo sem intervenção da Prosyst a criação de campos editáveis (podendo eles serem textos, números, vínculos com cadastros, lista fixa/enumeradores) no programa.

Legenda: exemplo de criação de um campo customizado a ser informado nas tarefas. A customização dá flexibilidade para vincular outras informações não previstas por padrão na ferramenta.

Controle de Canhotos de Notas Fiscais

O canhoto da nota fiscal funciona como comprovante para a entrega das mercadorias. Este controle é importante tanto para processos judiciais como para o pagamento do frete para a transportadora.

Nesta tela, a conferência dos canhotos pode ser feita manualmente ou por código de barras.

Vem aí…

Já estamos preparando novidades para os próximos releases. Segue uma prévia do que vem por aí!

Atualização automática: Essa é uma grande novidade. A atualização automática permitirá que os clientes controlem a atualização do ERP Prosyst, sem necessidade de contato com a nossa equipe.

Gerenciador de consignações: um programa responsável por controlar todo o processo de consignação e comodato, permitindo com facilidade a geração das notas fiscais de venda e de devolução.

Consulta de ordens de produção em elaboração: um programa para consultar o saldo de ordens de produção em elaboração. O saldo em elaboração se refere ao valor requisitado de materiais e processos que ainda não foram aplicados na ordem de produção.

Estas funcionalidades e muito mais estão presentes no ERP Prosyst. Ficou interessado? Entre em contato com o nosso Comercial para saber mais informações: comercial@prosyst.com.br ou (47) 3453-0000.