10 motivos para investir em um BI para sua empresa

BI é uma sigla emprestada da expressão em inglês que significa Business Intelligence, ou seja, inteligência empresarial ou inteligência dos negócios. Esse tipo de sistema tornou-se muito requisitado nos últimos tempos, pois é consenso entre a maioria dos gestores e líderes em geral de que a informação faz a diferença.

Porém, de nada ou pouco adianta informação fora do prazo requerido. Raramente lemos jornais de ontem e talvez esse seja o produto de informação que envelheça mais rápido.

A informação precisa vir no tempo certo, que permita tomar ações de ajustes, tornando novas decisões mais assertivas. Deve ser confiável, de fácil leitura, que venha ao encontro das necessidades estratégicas e, acima de tudo, de forma correta. Melhor ainda se vier com uma boa apresentação.

O embelezamento das informações, estética de apresentação, gráficos, cores e sinalizadores, por exemplo, são muitas vezes negligenciadas.

Preocupação com a apresentação do BI

Quem não gosta de um produto visualmente bonito? Uma TV, um carro, celular, moto, tudo precisa ser esteticamente atrativo.

Uma boa apresentação estética dos resultados também se tornou um elemento de grande impacto, tornando a qualidade visual parte integrante do produto. Assim, as preocupações dos aspectos ergonômicos de uso operacional e visual complementam a ergonomia e tomaram mais espaço nos últimos anos.

Um dos grandes desafios dos gestores é justamente conseguir essas informações com velocidade e, por vezes, repetir sua extração periodicamente. É coletar essas informações em ambiente distribuído, isto é, fontes de dados originados de sistemas tipo ERP, locais ou em nuvem, planilhas, sites da internet, entre outros.

Em modelos tradicionais, compor tudo isso, gerando planilhas, pode ser trabalhoso e, sem dúvida, sujeito a erros. O mundo dos negócios lida hoje com muitas variáveis, e tomando bom proveito na sua extração para a estratégia pode contribuir para o sucesso e para a estagnação.

Os sistemas de BI 

Os sistemas de BI surgiram para resolver e contribuir em todas essas questões acima. Há anos venho estudando esses tipos de sistemas. O que temos visto são ofertas de produtos caros, complexos, engessados e dependentes de técnicos especializados.

Felizmente esses produtos engessados e caros estão dando lugar a soluções mais ágeis, de simples operação, com conceito self-service, que interagem com várias fontes de dados simultaneamente.

A utilização desses sistemas de BI também tem descido a escada. Eram originalmente produtos voltados à alta administração e à gerência. Dificilmente eram utilizados em ambientes nos quais ocorrem os processos nas organizações.

Isso está mudando. As ferramentas de BI estão sendo disseminadas para todos os níveis da organização.

Vejo essa fase com muita e boa expectativa. É a informação sendo apresentada em outro nível de utilização.

Algumas (apenas algumas) razões para investir em BI:

  • Agilidade na obtenção das informações;
  • Auditoria de dados;
  • Maior confiabilidade das informações;
  • Planejar e decidir com mais assertividade;
  • Conhecer melhor os processos;
  • Avaliar a performance;
  • Gerir melhor os recursos financeiros;
  • Perceber novas oportunidades;
  • Conhecer melhor o cliente;
  • Melhorar a competitividade.

E você, já investe em um sistema de BI?

Conheça o nexBI.

Acesse: www.nexBI.com.br

Ivan F.Hudler
Sócio-diretor na empresa Prosyst.