Case Polyex – Avanço na Indústria 4.0 com o ERP Prosyst e SKA SYNECO

A competitividade no setor industrial cresce a cada dia. Na vertical de transformação de plásticos este cenário é ainda mais verdadeiro, com diversos players disputando cada fatia deste promissor mercado.

Buscando maior diferenciação e controle fino na aplicação de seus recursos de manufatura, a Polyex optou por implantar uma solução MES (Manufacturing Execution System, ou Sistema de Controle de Produção) – termo usado para designar os sistemas focados no gerenciamento das atividades de produção e que estabelecem uma ligação direta entre o planejamento e o chão de fábrica.

Esta iniciativa fortalece ainda mais a posição da Polyex dentro do modelo de Indústria 4.0. Neste conceito, o sistema usa a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) e a análise de dados para criar uma rede inteligente, apta a conduzir todo o processo produtivo de forma integrada entre o equipamento físico – a máquina – e um sistema digital.

Utilizando o ERP Prosyst desde 2016, a Polyex escolheu a SKA como fornecedora de sua solução MES. Esta solução é composta por hardware e software (sistema SYNECO) dedicado e opera diretamente no ambiente de chão de fábrica.

Como foi a implementação da solução integrada da Prosyst e SKA?

Um dos fatores de sucesso do projeto foi o forte foco no planejamento prévio de todas as etapas. Conforme Patrícia Aparecida Krusinski, gestora do projeto, “Foram 9 meses de intenso planejamento e preparação de toda a equipe. Quando partimos para a execução, em apenas um mês conseguimos implantar e iniciar a operação dos sistemas de forma integrada. Em uma semana já estávamos rodando sem o uso de papel na fábrica.”

Ainda de acordo com Patrícia, o apoio da alta gestão da Polyex também contribuiu de maneira decisiva para que todos os objetivos fossem alcançados. O envolvimento e comprometimento foi total em todos os níveis da empresa, tornando o projeto, como ela mesma diz, “uma experiência realmente engrandecedora”.

Cada sistema dentro do ambiente da Polyex cumpre com uma etapa diferente do processo. Enquanto o ERP Prosyst efetua todo o planejamento da produção, reserva de matérias-primas e demais atividades no backoffice, o sistema SYNECO se encarrega de registrar tudo o que ocorre na linha de frente, no chão de fábrica, capturando dados diretamente das máquinas nas linhas de produção.

Benefícios da solução integrada da Prosyst e SKA

A implantação da solução integrada entre Prosyst e SKA trouxe diversos benefícios para o dia a dia das operações da Polyex:

  • melhor acompanhamento do que acontece no chão de fábrica;
  • redução de custos de produção;
  • melhor controle das paradas de produção;
  • medição do OEE (Overall Equipment Effectiveness, ou Eficiência Global do Equipamento) com maior precisão; 
  • melhor rastreabilidade na aplicação dos lotes de matérias-primas reservadas para cada ordem de produção;
  • custo real de produção calculado com maior precisão.

“Todo o investimento em tempo e recursos tem retorno garantido em função dos ganhos proporcionados. A informação flui com muito mais rapidez e precisão entre o chão de fábrica e os demais setores da empresa.”, destaca Leandro Apolinário, diretor da Polyex. 

Sobre a Polyex

A Polyex tem como principal objetivo atuar no segmento de extrusão de perfis plásticos, com o foco exclusivo no desenvolvimento de produtos de alta complexidade e com requisitos técnicos para atender as indústrias em geral. Seus produtos são desenvolvidos para cada cliente atendendo as necessidades específicas.

Sobre a SKA 

A SKA acompanha as mudanças advindas da indústria 4.0 e traz um novo olhar sobre a engenharia, promovendo uma forma contemporânea de conceber produtos, de organizar processos, de evoluir etapas. Na manufatura, concebe novas formas de utilizar recursos, otimizando tempo, custos, espaço, tornando a cadeia mais sustentável e preparada para o próximo passo.Conclusão

Sobre a Prosyst

A Prosyst é referência em sistemas de gestão empresarial. Há mais de 35 anos no mercado, seu ERP acumula experiência para atender na íntegra as regras de negócio e processos das indústrias e suas extensões, como rede de lojas, serviços e distribuição.Ficou interessado? Entre em contato com o nosso Comercial para saber mais informações: comercial@prosyst.com.br ou (47) 3453-0000.