Prosyst News: Release 2209 – atualizações e novidades do sistema

Com o intuito de trazer mais agilidade e recursos voltados à rotina do cliente, a Prosyst está lançando uma nova release, a 2209.

Acompanhe a seguir algumas das atualizações realizadas no ERP Prosyst, contando com inclusões de novas ferramentas e melhorias a fim de tornar a rotina do usuário mais simples e completa.

Destaques

Criar Campos Editáveis

Uma das características do Prosyst.Net são as diversas possibilidades de customizações em telas. Reposicionar campos, criar colunas com uma fórmula definida, aplicar cores e templates e muito mais. As telas saem de fábrica de um jeito, mas o usuário pode fazer mudanças conforme for melhor para o dia a dia.

A nova melhoria nesse sentido é a possibilidade de o usuário criar campos editáveis,  como se fossem parte de um cadastro comum. Não será preciso acionar a equipe Prosyst para adicionar um simples campo de gravação.

Quem inaugura esta funcionalidade é a tela de Gestão de Projetos. Além desta rotina, outras já estão na fila, como o novo Cadastro de Itens e o novo Cadastro de CFOP’s.

A animação abaixo demonstra a inclusão de um campo chamado “Executores”, que originalmente não existe na tela. Depois de criado, o campo armazena a informação digitada pelo usuário, podendo ser consultada em qualquer momento.

Frente de Caixa

A nova tela do Frente de Caixa, também chamado de Ponto de Venda, está mais moderna e ergonômica para atender o consumidor final.

Destinada para vendas no varejo, ela faz a emissão da NFC-e (nota fiscal eletrônica para o consumidor final), substituindo a emissão do cupom fiscal em impressora física.

A NFC-e cumpre o mesmo objetivo do cupom fiscal físico, mas, por ser emitida digitalmente, tem a vantagem de abrir mão do uso do papel e agilizar o envio de informações para a Sefaz.

Geral

Usabilidade em Telas Zoom

Criados dois novos atalhos de teclado para agilizar as operações em telas de zoom. Muito usadas no dia a dia, as telas de zoom são aquelas telas auxiliares abertas por meio de um campo de registro, e que acessam rapidamente as informações cadastradas no sistema.

Os dois novos atalhos são:

  • Duplo-shift para voltar o foco ao campo de argumento de pesquisa
  • F5 para refazer a pesquisa

Separar Itens por Estabelecimento

O Cadastro de Itens costuma ser um dos mais volumosos em uma empresa. Mas cada estabelecimento da empresa pode ter sua própria relação de itens.

No Cadastro de Classe e Tipo, foi criada uma forma de separar os itens por estabelecimento, de modo que um estabelecimento não possa consultar ou fazer operações de um item que pertence a outra unidade da empresa.

Além de deixar o cadastro mais organizado, as consultas tendem a ficar mais eficientes, pois a base de dados fica mais enxuta para cada estabelecimento.

Cadastro de Classificações Fiscais

O Cadastro de Classificações Fiscais foi migrado para o Prosyst.Net, possibilitando mais customizações e funcionalidades como a consulta e impressão pelo zoom.

Faturamento

Bloqueio da Impressão do Danfe

O Danfe é um documento indispensável nas mãos de quem transporta uma mercadoria. Além de auxiliar no rastreamento da NF-e, é uma garantia de que as obrigações fiscais foram cumpridas.

Para não haver a falta do pagamento de todas as taxas antes da carga ser transportada, foi criada uma forma de bloquear a impressão do Danfe para as notas que possuem ICMS-ST, Difal ou Suframa. 

Somente usuários configurados podem liberar a impressão do Danfe, como forma de evitar o risco de multa se a carga sair sem o documento completo.

Na imagem abaixo, o gerenciador de NF-es mostra uma nota com pendências para impressão do Danfe:

Comissões de Faturamento

Alteração Coletiva do Percentual de Comissão

Foi criada uma tela específica para alterar rapidamente as comissões de produtos faturados.

Registro de Comissões Pagas pelo Recebido

A consulta das comissões de produtos pelo recebido agora também permite registrar os valores já pagos para o vendedor e representante.

Produção

Cadastro de Datas de Parada da Produção

As datas de parada da produção são as datas em que determinados grupos de equipamentos ou de trabalhadores vão estar indisponíveis na fábrica, seja por férias da equipe, manutenção de máquinas, ou por qualquer outro motivo.

Considerar as datas de parada de grupos ou postos operativos é fundamental na hora de estimar o tempo necessário para a produção.

A Manutenção de Datas de Parada foi migrada para Prosyst.Net. Hoje ela é ao mesmo tempo cadastro e consulta, dando mais agilidade no processo de inclusão e visualização dos registros.

Contas a Receber

Notificação de Títulos

Utilize o Notificação de Títulos para lembrar o cliente de uma cobrança e, com isso, reduzir a inadimplência. Ele faz o envio de e-mails para os clientes, notificando-os sobre a situação de títulos vencidos ou a vencer. Para cada situação, é possível configurar um layout diferente de e-mail.

Desconto de Duplicatas

O Desconto de Duplicatas é uma linha de crédito que os bancos oferecem para empresas em troca de duplicatas de vendas de produtos ou serviços. É uma forma de as empresas anteciparem o fluxo de caixa sem recorrer a um empréstimo.

Para atender essa modalidade de recebimento, a consulta de títulos também permite registrar e identificar os títulos negociados com o banco, além de controlar o pagamento do cliente para que o banco não estorne o valor antecipado.

Custos

Importação dos Preços de Reposição

O preço de reposição é uma estimativa de quanto custaria o item caso ele fosse adquirido hoje ou em uma data futura.

Diferentemente do custos de aquisição, que é quanto foi pago na última compra, o cálculo da reposição busca planejar futuras compras a fim de conseguir o melhor preço dentro das condições de produção e estoque

Cadastrar os preços de reposição pode ser uma tarefa cansativa se for feita manualmente. Principalmente se a lista de itens for volumosa.

Para poupar este trabalhao, existe a alternativa de importação da planilha enviada pelo fornecedor, com a possibilidade de alterar as informações em grid.

Vem aí…

Campos Calculados em Telas

Assim como já acontece em grids, onde já é possível criar colunas novas com base em uma fórmula, também será possível adicionar campos de leitura em qualquer tela Prosyst.Net.

Mais migrações para o Prosyst.net

A migração para o Prosyst.Net não só deixa as telas mais modernas, como também possibilita uma série de customizações.

Estas funcionalidades e muito mais estão presentes no Release 2209 do ERP Prosyst. Ficou interessado? Entre em contato com o nosso Comercial para saber mais informações: comercial@prosyst.com.br ou (47) 3453-0000.