Sistema Prosyst está preparado para a EFD-Reinf

A Prosyst Sistemas liberou uma nova versão do seu software com as rotinas necessárias para a geração da EFD-Reinf.

A geração da EFD-Reinf pelo sistema ERP Prosyst é feita de forma totalmente automática com base nos registros das operações de prestação e tomada de serviços. O módulo da EFD-Reinf foi concebido para trabalhar de forma totalmente integrada aos demais processos do sistema, não requerendo entradas de dados específicas ou lançamentos em duplicidade. Esta arquitetura garante aos usuários do sistema Prosyst agilidade e precisão nas informações declaradas ao fisco.

O primeiro grupo de empresas (faturamento superior a 78 milhões) efetuou a entrega no mês de maio/2018. Para novembro/2018 está prevista a entrega pelo segundo grupo (demais empresas privadas, incluindo Simples, MEI e pessoas físicas que possuam empregados).

Conforme Jacob Ezequiel de Oliveira Neto, analista responsável pelo sistema Fiscal da Prosyst, “a EFD-Reinf atuará em conjunto com o eSocial e irá futuramente viabilizar a substituição do envio de informações pela Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), pela Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP), pela Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED)”.

O que é a EFD-Reinf

A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) foi instituída pela Instrução Normativa RFB nº 1701/2017. Ela é um componente do SPED a ser utilizado pelas pessoas jurídicas e físicas em complemento ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. Ambas são obrigações acessórias a serem atendidas em 2018 que já exigem muita atenção na implantação, e irão causar grande impacto nas rotinas das empresas.

Responsável por disponibilizar para a Receita Federal informações que ainda não se enquadraram em outros arquivos dos SPEDs, a EFD-Reinf vai conter basicamente:

  • Serviços prestados e tomados mediante cessão de mão de obra com retenção do INSS.
  • Recursos pagos e recebidos de associações desportivas.
  • Comercialização de produtores rurais.
  • Informações da CPRB (desoneração da folha) e as retenções fiscais (IR e Contribuições Sociais).

 Sistema Prosyst está preparado para a EFD-Reinf

Entre em contato e saiba como a Prosyst pode ajudar sua empresa.