Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

enduser:nexbi:avancado:formulas:agrupamento



Agrupamento de Valores

A funcionalidade agrupamento de valores permite criar uma fórmula de forma facilitada para reunir vários valores de uma dimensão em um significado agrupado.

Este recurso é útil quando se deseja categorizar informações que não estão reunidas originalmente na fonte de dados.

Criando um Novo Grupo

Para criar um novo grupo de valores, clique com o botão direito sobre o campo desejado na :enduser:nexbi:informacoesbasicas:areadedados e selecione a opção Agrupar Valores…

Em seguida, será aberta a janela de configuração do grupo:

  • (1) Na lista à esquerda, estarão listados os valores para o campo selecionado. Marque os itens relacionados que devem ser agrupados.
  • (2) Selecione o grupo cujos itens selecionados deverão ser relacionados; Selecione a opção (Novo Grupo) para criar um novo grupo, ou selecione outro valor pré-definido para adicionar a um grupo já existente.
    • Ao selecionar um grupo já existente, será listado abaixo os valores adicionados para o mesmo, possibilitando removê-los individualmente ou eliminar todo o grupo.
  • (3) Adicione os itens marcados ao grupo pressionando a seta central. Caso (Novo Grupo) tenha sido selecionado, será solicitado informar o nome do novo grupo.
  • (4) Para listar os itens que já estão agrupados, desmaque a opção Listar Somente Valores sem Agrupamento.
  • (5) Marque a opção Agrupador Padrão para informar um grupo padrão para todos os demais itens que não foram agrupados; Se esta opção não for marcada, o PDD irá considerar o próprio valor de cada item não agrupado como valor do grupo.

Editando Novo Grupo

Os grupos criados serão adicionados à respectiva fonte de dados sob a seção Campos Calculados.

Para realizar alterações nos valores agrupados, clique com o botão direito do mouse sobre a fórmula do grupo e selecione a opção Editar valores agrupados….

enduser/nexbi/avancado/formulas/agrupamento.txt · Última modificação: 2016/12/05 13:27 por admin