Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

enduser:erp:controladoria:contabilidade:movimento:entrada:integracao:compras

Compras

O movimento de entradas tem origem na Solicitação de Compras, onde mais tarde esta solicitação de Compras (SC) é inserida num Pedido de Compras (PC) para então ser gerada uma Apropriação de Despesa (AD).

Nesta Solicitação de Compras, o sistema sugere a conta contábil parametrizada pela ‘Classe / Tipo’ (PR01816 - rotina de acesso Módulo de Estoque > Cadastros > Tabelas > Classe /Tipo), sendo que é possível se alterar esta conta contábil no ato do preenchimento da Solicitação de Compras, conta que será lançada a débito (despesa / custo) no movimento contábil.

As contas de crédito (fornecedores) o sistema busca ou da parametrização da conta contábil que se encontra no cadastro de clientes/fornecedores (PR64615 - rotina de acesso Módulo de Comercial/Contas a Receber > Cadastros > Clientes > Cadastro Clientes/Fornecedores (Unificado)), mais precisamente na aba Contábil/Fiscal no campo Conta Contábil p/ Compras ou da parametrização de Código Fiscal x Conta Contábil (PR03431).

Uma vez a empresa optando pela integração em conta genérica de fornecedores (fornecedores diversos), sugere-se informar o código desta conta a crédito e seu respectivo histórico padrão na parametrização de Código Fiscal x Conta Contábil (PR03431) na linha destinada ao “Valor Total NF”.

Acesse essa rotina através do módulo de Contabilidade > Cadastros > Tabelas > Códigos Fiscais de Operação versus Conta Contábil (PR03431).

Para o movimento de impostos destacados nas notas de entradas (ICMS, IPI, etc) bem como valores de créditos permitidos (PIS/COFINS) o sistema buscará para integração contábil também das parametrizações pelo PR03431 (Código Fiscal x Conta Contábil).

Quando informado a conta contábil seja débito ou crédito no campo 'Valor Total NF', não se informa a conta contábil na linha referente ao 'Valor Mercadoria'. Na linha referente o campo 'Valor Total NF' quando vinculado somente a conta da contrapartida (despesa), considerando que essa conta a débito é buscada do lançamento do documento (AD) dentro do ERP Prosyst, por outro lado a conta de fornecedor (conta crédito) é buscada no cadastro de Clientes/Fornecedores Unificado (PR64615), já mencionado nesse tópico logo acima.

Obs.: O campo “Valor Frete” da tela do PR03431 deve ser utilizado para movimento de vendas (CFOP's de saídas). Para o movimento de entradas, se tivermos um conhecimento de frete vinculado à este campo (uma AD), a integração contábil será efetuada pela AD do frete com a conta contábil definida no movimento (para débito) e os demais lançamentos (ICMS, PIS, etc) do vínculo da CFOP (de frete) com a conta contábil. Se no movimento de entradas tivermos o valor de frete na NF mas não existir uma AD do conhecimento, o valor deste será rateado pelos materiais da NF.

Quando a empresa efetua a integração contábil do módulo de estoque, recomenda-se configurar as contas de crédito nesta tela (para os impostos) as contas redutoras para o estoque.

Após a configuração / parametrização dos programas (PR03431 e PR64615), é possível avançarmos para a próxima etapa do processo que é a integração contábil do módulo de Compras.

Essa rotina pode ser acessada através do módulo Contabilidade > Movimentos > Integração Contábil > Geração de Lotes Contábeis - Compras (PR08031).

Este programa é responsável pela geração dos lotes contábeis, referente aos lançamentos de compras efetuados pela Baixa de Pedidos (PR01217) e Apropriação de Despesa Direta (PR04817), ambas opções “Com Livros”, caso contrário, se for lançado com opção “Sem Livros” não será considerado na integração contábil do módulo de Compras.

Através dos movimentos de entrada, serão gerados os lotes contábeis pertinentes ao mês/ano e seu intervalo de dias informados pelo usuário. Cada lote contábil irá conter no máximo, lançamentos referentes a 50 notas fiscais. É importante reforçar que após a geração dos lotes se necessário for, será apresentado ao usuário uma relação das inconsistências/críticas encontradas durante o processo de integração.

É sugerido inicialmente marcar a opção de processamento “Diário Auxiliar” para fins de análise dos lançamentos que serão contabilizados e farão parte de um lote contábil dentro do módulo de Compras. Não havendo inconsistências, pode ser selecionada a primeira ou segunda opção de processamento da tela.

enduser/erp/controladoria/contabilidade/movimento/entrada/integracao/compras.txt · Última modificação: 2021/05/25 17:43 por admin