Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

enduser:nexbi:paineis:tipos:pivotgrid



Pivot Grid

O Pivot Grid é uma das formas mais comuns e práticas de agrupar e sumarizar dados de uma fonte de dados. Baseado no mesmo controle de Pivot Grid presente na tecnologia Prosyst.NET, este tipo de painel é muito versátil no suporte a análises multidimensionais (ou "OLAP" ou ainda "cubos") - conceito que permite que uma mesma informação seja visualizada de diferentes perspectivas

Como Usar

Após adicionar um painel de Pivot Grid ao Dashboard, arraste os campos que desejam ser visualizados da Fonte de Dados para a Área de Dados.

Para sumarizar métricas, arraste o(s) campo(s) desejado(s) para para a caixa de Valores (1).

Para apresentar as dimensões, arraste o(s) campo(s) desejado(s) tanto para a caixa de Linhas (3) e/ou Colunas (2), configurando assim o layout desejado para o Pivot Grid.

Vide imagem abaixo:


Configuração dos dados do Pivot Grid - As setas indicam os campos que foram arrastados e soltados.

Aba "Informações"

Opção Estado Inicial: Esta opção permite definir a disposição padrão das dimensões apresentadas no Pivot Grid, isto é, se as dimensões estarão expandidas ou contraídas.

Aba "Estilo & Layout"

Opção: Apresentação de Totais

Permite definir se os totais de dimensão de linhas e colunas serão ou não apresentados (padrão: sim).

Opção: Formatação Condicional

Permite customizar a aparência das células do Pivot Grid através de regras (condições) para aplicação destas aparências. Para mais informações, consulte a página de Formatação Condicional do Pivot Grid no Prosyst.NET.

Apresentação das Métricas

Forma de Apresentação

O Pivot Grid também permite que uma determinada métrica seja apresentada de forma a apresentar sua variação e/ou representatividade em relação aos dados como um todo.

Para isso, clique na seta de mais opções da métrica desejada, selecione a opção Forma de Apresentação e em seguida selecione uma das opções disponíveis.

As Formas de Apresentação disponíveis são:

  • Variação Absoluta: Apresenta o valor de variação absoluta (delta) de um determinado campo em uma coluna em relação ao valor do mesmo campo na coluna anterior.
  • (%) Variação: Apresenta o percentual de variação de um determinado campo em uma coluna em relação ao valor do mesmo campo na coluna anterior.
  • (%) Coluna / Linha: Apresenta o percentual de participação de um determinado valor em uma coluna em relação ao sub-total do campo nesta mesma coluna / linha.
  • (%) Total Coluna / Linha: Apresenta o percentual de participação de um determinado valor em uma coluna em relação ao total final deste campo na mesma coluna / linha.
  • (%) Total Geral: Apresenta o percentual de participação de um determinado valor em relação ao total geral deste campo.
  • Ranking da Coluna / Linha: Apresenta a classificação deste campo, do menor ao maior valor, em relação aos demais valores na coluna / linha.
  • Ranking da Coluna / Linha (decrescente): Apresenta a classificação deste campo, do maior ao menor valor, em relação aos demais valores na coluna / linha.

:!: Dica: Para apresentar uma mesma métrica com formas de apresentação diferentes, adicione o mesmo campo várias vezes à Seletor de Campos e Área de Dados, selecionando diferentes opções.

Obs: Este recurso é idêntico à opção de Inclusão de Análise do Pivot Grid disponível no Prosyst.NET.

enduser/nexbi/paineis/tipos/pivotgrid.txt · Última modificação: 2021/06/21 14:15 por admin