O que é fundamental para manter um bom relacionamento com o cliente

Todos somos clientes e fornecedores em diversos momentos da vida. Quando prometemos algo, somos fornecedores e o cliente espera que a promessa seja cumprida.

A empatia e a confiança são elementos que motivam e fortalecem os laços entre ambas as partes. E quando estão em harmonia, tudo fica mais fácil na relação entre cliente e fornecedor.

Buscar novos clientes x fidelização

A maior parte das organizações está mais preocupada em conquistar novos clientes do que manter os atuais. Esse pode ser um ato de descuido, que precisa ser analisado estrategicamente.

Robert Tucker em seu livro Agregando Valor ao Seu Negócio, diz que os rompimentos entre clientes e fornecedores ocorrem em 68% dos casos, pela falta de um bom relacionamento entre as partes. Enquanto os produtos envolvidos no processo influenciam em 14% dos rompimentos, e a concorrência representa um risco de apenas 9%.

Como manter um bom relacionamento com o cliente

Veja a importância de manter um bom relacionamento, com presteza, ética, confiança, empatia e cumprimento de prazos. Estes são indicadores de relacionamento de extrema importância.
Apenas um excelente produto pode não ser suficiente para manter o vínculo cliente – fornecedor. No entanto, excelentes relacionamentos, podem tornar este vínculo mais sólido, mesmo quando existam produtos superiores no mercado.

Sam Walton, fundador da maior rede de varejo do mundo, certa vez, abriu um programa de treinamento para seus funcionários, citando:

Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos anotar o meu pedido.
Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.
Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.
Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama quando a recebe após três semanas somente.
Eu sou o homem que, quando entra em um estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.
Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranquilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera pacientemente enquanto os funcionários trocam ideias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.
Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas. Engana-se.
Sabe quem eu sou?
Eu sou o cliente que nunca mais volta!

Então a equação ideal é o relacionamento com um ótimo produto. A soma destes fatores poderá contribuir em muito para a longevidade da empresa. Investir nos relacionamentos, foco em inovação, entregando seus produtos no tempo certo, são atitudes que merecem receber boa parte da nossa energia.

A Prosyst é referência em sistemas de gestão empresarial e acumula grande experiência, agregando o bom relacionamento com os clientes e soluções sob medida para cada negócio.

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Escrito por: Ivan F. Hudler – Presidente da Prosyst.