Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

enduser:nexbi:paineis:informacoes:drilldown



Drill-Down

O Drill-Down (também conhecido como Afunilamento) é um recurso interativo que permite ao usuário navegar entre as hierarquias de uma informação, passando de uma dimensão para uma sub-dimensão da hierarquia.

Por padrão o Drill-Down permanece desabilitado no painel, mesmo havendo mais de uma dimensão configurada na área de dados. Ao habilitar a opção Drill-Down, o painel irá apresentar somente a primeira dimensão da hierarquia (conforme a configuração na área de dados).

Para descer na hierarquia, o usuário deve clicar sobre a dimensão atual, e o painel irá filtrar e apresentar o próximo nível da hierarquia. Caso o usuário deseje retornar a dimensão anterior, basta utilizar a operação reversa Drill-Up.

Configurando o Drill-Down

O Drill-Down deverá ser habilitado quando o painel em questão possuir duas ou mais dimensões para as informações apresentadas. Em alguns painéis, as dimensões são informadas na área de dados como Séries (Ex: Ponteiros e Cartões e Gráficos) ou Argumentos (Ex: Gráficos).

Para habilitar o Drill-Down, navegue até a Aba "Informações" e marque a opção .

Exemplo

Tomando como exemplo um painel de Grid, supondo que temos a seguinte configuração de campos:

  • 3 dimensões em ordem hierárquica: [Estado] > [Município] > [Cliente];
  • 2 Métricas (valores para sumarização): [Valor Faturado] e [Quantidade Faturada].

Nesta configuração a imagem abaixo descreve um exemplo de uso do Drill-Down:

  • (1) No estado sem Drill-Down, o Grid irá apresentar todas as dimensões, realizando a combinação entre as mesmas e sumarizando as métricas para cada combinação;
  • (2) Em seguida, o Drill-Down é habilitado na Aba "Informações";
  • (3) Uma vez habilitado o Drill-Down, o Grid irá apresentar somente a primeira dimensão da hierarquia (conforme sequência na área de dados) - neste caso, somente a dimensão [Estado] será apresentada. A partir disso, o usuário poderá clicar sobre uma linha do Grid para afunilar (detalhar) a dimensão correspondente: neste caso, ao clicar sobre um [Estado], o Grid irá fazer Drill-Down para a dimensão seguinte - [Município];
  • (4) A partir disto, o Grid será redesenhado para apresentar a dimensão subsequente ([Município]) das informações contidas dentro do valor da dimensão selecionada anteriomente (Estado = Paraná); Repete-se novamente o passo (3) para realizar o Drill-Down em mais um nível;
  • (5) A partir disto, novamente, o Grid será redesenhado para apresentar a dimensão subsequente ([Cliente]) das informações contidas dentro do valor da dimensão selecionada anteriomente (Município = Curitiba;

Note que, a medida que o Drill-Down é realizado, o cabeçalho do painel irá apresentar as opções previamente selecionadas ao qual as informações atuais estão condicionadas.

Drill-Up

Para realizar o Drill-Up (operação inversa: retornar ao nível anterior), clique no botão presente no canto superior direito do painel. Se este botão não estiver habilitado, significa que você já está visualizando a primeira dimensão da hierarquia.

enduser/nexbi/paineis/informacoes/drilldown.txt · Última modificação: 2021/06/21 14:15 por admin