Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

enduser:erp:suprimentos:estoque:movimentacao

2 - Movimentação de Material

A movimentação de material, ou transporte/tráfego interno, tem como objetivo a reposição de matérias-primas nas linhas ou células de produção de uma fábrica, bem como transportar o material em processamento, quando este processamento implica a realização de operações que são desempenhadas em postos de trabalho diferentes, transporte este que é, habitualmente, efetuado por operários semi-qualificados, sob as ordens do movimentador, que é quem lhes transmite o que vai ser transportado, de onde e para onde vai ser transportado. A movimentação de material tem também como função a emissão de guias de remessa que deverá ser entregue ao fiel de armazém, juntamente com os produtos acabados.

A movimentação de material não se limita apenas a movimentar, encaixotar e armazenar como também executa essas funções tendo em conta o tempo e espaço disponíveis. As atividades de apoio à produção e outras atividades não devem ser vistas como um número isolado e independente de procedimentos, devendo ser integradas num sistema de atividades de modo a maximizar a produtividade total de uma instalação ou armazém.

Além da movimentação de material ter em conta o tempo, o espaço, e a abordagem de sistemas, deve também ter em conta outro aspecto, o ser humano. Por mais que a operação pareça simples, que envolva a movimentação de poucos materiais, ou onde a operação se faça complexa, envolvendo um sistema automatizado, as pessoas fazem sempre parte da movimentação de material. Um outro aspecto muito importante a ter em conta na movimentação de material é o balanço econômico. A entrega de componentes e produtos no tempo certo e no local certo torna-se importante se os custos forem aceitáveis, de modo a que a empresa tenha lucro.

A combinação de todos estes aspectos traduz-se numa definição mais completa da movimentação de material: A movimentação de material é um sistema ou a combinação de métodos, instalações, trabalho, equipamento para transporte, embalagem e armazenagem para corresponder a objetivos específicos.

Com base nos dados acima, o ERP Prosyst disponibiliza através do menu do estoque, opções que facilitam esta movimentação. Este processo tem como prioridade, equalizar o ERP, com o movimento físico do material.

enduser/erp/suprimentos/estoque/movimentacao.txt · Última modificação: 2019/01/17 09:04 por admin